O cinza domina o mundo dos interiores há décadas. As tendências de cores vêm e vão, mas o cinza continua sendo um favorito perene desde que muitos designers de interiores conseguem se lembrar.
No entanto, nos últimos anos, houve uma mudança lenta nas tendências de cores. Nossa propensão para decorar com cinza se tornou uma relação de amor e ódio, pois muitos proprietários substituíram o cinza pelo bege. Em 2025, o cinza está voltando — mas de uma forma mais sofisticada e diferenciada do que nunca.
+ O sofá estampado de Demi Moore sinaliza mudança no decor em 2025
+ O “luxo silencioso” da sala de estar de Travis Barker e Kourtney Kardashian será tendência em 2025
+ A plataforma elevada da cama de Jennifer Aniston, é o segredo para um sono bom?
Então por que o cinza está tendo um mini ressurgimento? Este tom sensual combina com todas as cores e pode ser usado para adicionar profundidade e sofisticação a qualquer ambiente. O segredo é usá-lo em todas as suas variações.
A casa dos atores-produtores Viola Davis e Julius Tennon, projetada pela designer de interiores Michaela Cadiz, de Los Angeles, é um exemplo maravilhoso de como fazer uma sala de estar cinza parecer tudo menos chata.
Cinza é uma cor que tem seu próprio sistema climático de níveis de luz e matizes. Da suave chuva cinza da manhã de um céu amplo e brilhante ao drama de tirar o fôlego de nuvens escuras de tempestade, o escopo para criar belos interiores é infinito. É um tom com inúmeras notas de cores sutis que se inspiram em seixos de praia e argila, bem como em ardósia e carvão. Então você vê, ideias de sala cinza podem ser tão cativantes quanto qualquer outra “cor” no espectro. De todos os neutros, o cinza é aquele que instantaneamente traz seriedade.
O cinza harmoniza bem com quase todos os outros tons, o que o torna um neutro muito adaptável e dá um bom motivo para sua popularidade, diz Helen Shaw, diretora da Benjamin Moore.
Ela diz que há três abordagens a serem adotadas ao usar cinza como base. ‘Cinzas tonais são perfeitos para quem quer adicionar uma cor de destaque, já que um cinza complementar com um subtom quente ou frio correspondente pode ser escolhido para um visual harmonioso.’ Como alternativa, ela sugere aplicar uma camada de tinta cinza com um subtom verde: esta é uma escolha infalível, já que os cinzas verdes ficam no centro da roda de cores e favorecem cores quentes e frias.’
Tons de cinza mais escuros tendem a funcionar particularmente bem quando combinados com toques de cores fortes. Para fazer mais uma declaração, combine com azuis cobalto e amarelos vibrantes para dar um toque decorativo. Eles funcionam lindamente como um destaque para um esquema de cinza e evitam que pareça muito frio.
Realmente, tudo está nos detalhes ao aperfeiçoar um esquema de cores cinza. “Adoro usar esse tipo de cor nas paredes, pois permite que pinturas e retratos realmente se destaquem”, explica Anna Haines, fundadora da Anna Haines Design. “Parece calmante e tranquilo e também funciona como o cenário ideal para uma variedade de tecidos ricos, tapetes antigos decorativos e móveis.”
Fonte: Homes & Gardens. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.
Ver essa foto no Instagram